Domínio Público

*Ciência *Tecnologia *Política

sexta-feira, novembro 24, 2006

Ciência da Computação no Ensino e no Mercado

Dia desses lá na ufam a professora Virgínia, lecionando Linguagens Formais e Autômatos , começou uma discussão em sala de aula sobre a Ciência da Computação (abrangendo na verdade toda a área de Tecnologia da Informação*) no Ensino e no mercado.

A questão era a necessidade prática de se estudar uma disciplina que não é fundamental para servir à necessidade do setor produtivo da economia, ou seja: o mercado, que absorve a maior parte do pessoal dessa área.

Um colega questionou o ensino dessa forma ao dizer que nenhuma oportunidade de estágio era oferecida a bons conhecedores de Matemática Discreta, por exemplo. E mesmo a profesora deu razão a ele no que tange a questão mercadológica. Mas, sendo pesquisadora, tinha de discordar. Mesmo bons desenvolvedores de software usam os mecanismos da lógica formal, dos autômatos, "por baixo" das compilações de linhas de código, seja lá qual for a Linguagem de Programação.

A computação, enquanto ciência propriamente dita, exige conhecimento dessas áreas. Sem isso, fica sendo um curso técnico, como um Engenheiro Eletricista desconhecer os princípios fundamentais da Eletricidade ou coisa parecida. Quase um "apertador de parafusos" altamente especializado.

Acontece que o Brasil é a periferia do capitalismo internacional. E o Amazonas é a periferia dessa periferia, o que traz reflexos importantes na produção científica. Comparemos a produção científica de países como EUA ou Inglaterra com o Brasil ou Chile...precisa dizer mais? Não é um reflexo apenas do tamanho demográfico, mas do investimento no setor. Como quase tudo nesse mundo, também é um debate político. Mesmo a maior parte do pessoal indo pro mercado, precisa-se sim estudar os pilares da Ciência da Computação.O contrário é ir na contra-mão do ensino superior de qualidade.

E a tendência hoje é justamente essa. É tranformar os países perfiféricos do capitalismo em provedores de mão de obra. Prova disso é que parte importante dos cientistas produzidos no Brasil acabam indo trabalhar fora por falta de investimento.

*Tecnologia da Informação abrange Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Processamento de Dados.

PS:Por favor, sem desmerecer as qualidades dos técnicos. Falo de coisas concretas, nada de ideologias.É uma questão de política educacional, não de medir inteligência de quem só fez o curso técnico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
eXTReMe Tracker