Domínio Público

*Ciência *Tecnologia *Política

sexta-feira, novembro 03, 2006

"Cada povo tem o governo que merece"

Início de 2003, III Fórum Social Mundial, Porto Alegre-RS. Foi uma de minhas primeiras atividades políticas de alguma importância, ao menos pra mim. Participar de um fórum internacional de debates políticos, ainda que tenha uma direção adaptada, pode ser muito proveitoso tanto politicamente como pessoalmente. Lembro de muitas coisas, mas depois dessas eleições, lembrei de uma discussão da qual participei em que o palestrante era o Zé Maria, figura pública nacional do PSTU.


Na ocasião, Lula acabava de assumir o governo federal. O trabalhadores brasileiros eram só festa e esperança. "É um homem do povo", casei de ouvir. E nesse FSM o PSTU cansou de criticar o governo...mesmo sob duros olhares de quem nos via. Numa rápida passeata era fácil ouvir "Esse governo começou mal. Pôs burguês no Banco Central", fazendo um referência ao Henrique Meireles assumir o BC, sendo ele um puta representade de Wall Street, pelo BankBoston. Eu cheguei a ouvir algumas vaias e não eram apenas de petistas. Até mesmo a cega torcida pra "esse governo dar certo"era questionada. Afinal de contas, o que seria o gverno Lula "dar certo"? Era seguir os ditames do capital internacional? Se assim fosse, queríamos que desse errado, sim! E neste sentido parece que deu certo, muito certo.


Se me lembro bem, o Zé Maria falava sobre os rumos do novo governo e falou, não nestes termos, da paciencia revolucionária. Seria a pior coisa, dizermos, futuramente "Viram só? Votaram nele. Agora aguentem!". E por futuramente, claro, leia-se hoje, depois desses anos de cortes no Orçamento, de escândalos de corrupção, alto superavit primário, tirar dinheiro dos aposentados, etc. "Temos que ter maior paciência do mundo".


Nestas eleições lembrei do ditado popular que dá título a esse post. Mas é um ditado ligado ao senso comum, e, como não poderia deixar de ser, o senso comum de consciência reformista. Vejo agora jovens universitários falando da nossa ignorância em eleger esses caras, como se pudéssemos mudar tudo votando nas pessoas certas. Então a culpa de tudo isso é do eleitorado. Só esquecem de dizer como seriam essas pessoas certas. Quem concorda com esse ditado desconhece a maior das leis de nossa sociedade, a luta de classes.


Aparentemente nem teríamos o que dizer, pela votação ocorrida, já que o PT ganhou com boa diferença do PSDB. Mas não é bem assim porque quem votou no PT hoje não votou da mesma forma que 2002. Quero é ver se a posse do novo mandato vai ter aquela multidão festejando o tão sonhado "projeto mudancista", como diz o PCdoB.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
eXTReMe Tracker